Inscrições abertas para o Concurso de Ilustração

Trata-se da 9ª edição do Concurso Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Este ano, é lançado o desafio aos ilustradores para que apresentem dois trabalhos que abordem o tema ‘Máquina’. O prazo para entrega das ilustrações termina a 25 de agosto.
Pelo nono ano consecutivo, S. João da Madeira volta a ser a capital mundial da ilustração. O tema deste ano é a ‘Máquina’ e o ponto de partida é o concurso de ilustração, que abriu na passada semana e encerra a 25 de agosto. A Junta de Freguesia lança o desafio a todos os talentosos da arte da ilustração, de todas as idades e de qualquer parte do mundo, que enviem duas ilustrações originais subordinadas ao tema. A 23 de setembro serão conhecidos os 25 finalistas que marcarão presença no encontro que decorre entre os dias 14 e 21 de outubro.
Assim, as 50 obras dos 25 ilustradores finalistas estarão expostas na Torre da Oliva, onde serão avaliadas pelos cinco jurados do Encontro de Ilustração. Ainda não são conhecidos os elementos do júri, que será constituído por um designer e ilustrador que tenha vindo a destacar-se, um profissional da área editorial da ilustração, o diretor de uma instituição de ensino da área do design, um empresário sanjoanense e um colecionador de arte.
O vencedor do concurso será conhecido na cerimónia de encerramento do Encontro de Ilustração. O primeiro classificado levará para casa um iMac de 21,5 polegadas e uma licença de um ano “Creative Cloud Teams”, que inclui 29 produtos da Adobe. O vencedor será ainda convidado a orientar um workshop no 10º Encontro Internacional de Ilustração, em 2017, onde terá também as suas obras expostas. O segundo prémio é composto por uma caixa de material Viarco e uma licença de um ano de Adobe Photoshop CC, assim como a participação gratuita num workshop do 10º Encontro de Ilustração. Por fim, o terceiro classificado receberá material da Viarco e uma licença de um ano de Adobe Indesign CC.
A semana do Encontro Internacional de Ilustração contará com vários workshops, ainda a anunciar, que poderão contar com a presença dos 25 finalistas e com amantes desta arte, uma vez que são abertos à comunidade mediante uma inscrição prévia. As escolas da cidade também receberão vários workshops, como é tradicional no Encontro de Ilustração. A semana contará ainda com duas cerimónias – a de abertura e encerramento – assim como com o Concerto Ilustrado, momento em que uma banda entreterá o público enquanto uma equipa de ilustradores demonstrará o seu talento ao vivo. Segundo Helena Couto, presidente da Junta de Freguesia, o encontro estará, este ano, mais envolvido com as empresas: “Não queremos que seja só para as escolas, para os alunos ou para os profissionais da área, queremos que envolva toda a comunidade e que nessa semana se respire ilustração”. Neste sentido, a Junta de Freguesia estabeleceu uma parceria com a comissão organizadora do Ilustrarte – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que vai fazer cá uma exposição, no decurso do encontro de ilustração. “O objetivo, com estas parcerias, é que as pessoas em S. João da Madeira tenham acesso a estas exposições”, diz.
O regulamento e formulário de participação no concurso estão disponíveis no site www.ilustracaosjm.pt.

Comentarios